Devido a instabilidade do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizado – DCC/UFLA (Moodle) nas últimas semanas, o Centro Acadêmico de Ciência de Computação entrou em contato com a chefia do Departamento e obteve o seguinte esclarecimento:
“Realmente procede a informação que temos enfrentando diversos problemas com o Moodle, nos últimos 4 finais de semana, na maioria das vezes por uma série de problemas que fogem da alçada do DCC:
1. Na primeira semana, tivemos um equipamento de ar condicionado que teve problemas justamente no final de semana. A maioria dos servidores possui sensores térmicos e desligaram-se automaticamente ao se aquecerem. Esse problema foi resolvido rapidamente e os sistemas retornaram a funcionar.
2. Na semana seguinte, por azar, queimou o nobreak, que garante o fornecimento de energia em caso de queda de energia. Como teve queda de energia naquele final de semana, novamente o servidor ficou offline.
3. Na semana retrasada, havia uma parada programada de energia no DCC e professores e alunos foram avisados, tanto via Moodle, tanto via e-mail, para a manutenção em energia elétrica do prédio. Aproveitamos a realização do PAS para melhorar o fornecimento de energia ao DCC.
4. Na última semana, o DCC foi vítima de ataque e tivemos problemas com o servidor, por conta de novas quedas de energia. Já substituímos o servidor antigo por equipamento novo e mais poderoso (a substituição foi realizada ontem de madrugada).
Esclareço que eu mesmo tinha atividades previstas para a entrega em um dos finais de semana e prorroguei o prazo por mais dois dias por conta da parada programada. Assim, entendo que a maioria dos professores tenham feito prorrogação similar (prorrogando para entrega ao menos até ontem). Caso isso não tenha acontecido, não hesite em comunicar o fato à chefia.
Cabe ressaltar que:
1) Em nosso plano de aplicação de recursos consta o serviço de manutenção de ar condicionado. Infelizmente, há vários prolemas com a licitação desse serviço (por parte da UFLA, isso não é exclusividade do DCC). A reitoria já apontou que pretende contratar técnicos exclusivos para essa tarefa para sanar o problema.
2) Problemas com queda de energia só são resolvidos com nobreaks (que podem ter problemas) ou com geradores. Já acenamos para a reitoria a necessidade de que no futuro tenhamos que ter também geradores, assim como a DGTI. No entanto, em um cenário de crise, essa é uma requisição que demora a ser atendida.
3) Caso não tivesse ocorrido a parada programada no penúltimo final de semana, correríamos o risco de queda de energia no DCC durante as aulas, em momentos em que os laboratórios estivessem lotados e com os aparelhos de ar condicionado ligados. Assim, prejudicamos o final de semana, para que o setor elétrico pudesse trabalhar, evitando problemas mais sérios durante as semanas seguintes, quando o calor for insuportável.
A chefia e a equipe técnica do DCC tem constantemente buscado melhorar o atendimento no que diz respeito aos equipamentos de TI, buscando, inclusive, parceria com a DGTI. Infelizmente, entraves buroráticos (problemas com licitações) tem impedido de conseguirmos fazer isso em um tempo que consideramos adequado. Estamos buscando apoio na reitoria para resolver impasses desse tipo. Assim, espero ter esclarecido a respeito do ocorrido, a maioria acima de nossas capacidades e previsões. Caso precisa de auxílio para orientar algum professor a respeito, ou até mesmo para mais dúvidas, não hesite em procurar a chefia do DCC.”
Sem comentários