Lavras é um município brasileiro da região do Campo das Vertentes, estando a uma altitude de 919 metros e possuindo uma área de 566,1 km². Sua população urbana aferida em 2010 pelo Censo é de 92.171 habitantes. Lavras possui um elevado índice de qualidade de vida, sendo conhecida internacionalmente devido aos seus centros de excelência universitária.
Lavras está ligada a grandes capitais por duas rodovias principais: pela BR-381 – Fernão Dias, conectando-a a Belo Horizonte, a 230 quilômetros, e a São Paulo, a 370 quilômetros, e pela BR-265, conectando-a ao Rio de Janeiro, a 420 quilômetros. Na area de comunicações Lavras possui 2 TV’s, 5 rádios (uma AM e quatro FM).
No setor aéreo a cidade tem um aeroporto em excelentes condições, com uma pista de 1500 metros, balizamento noturno e suporta aviões de até 50 passageiros. Também junto ao aeroporto da cidade fica instalado o aeroclube de Lavras que proporciona cursos de pilotagem.
Com uma população de 92.171 habitantes, Lavras conta com cerca de 85 mil estudantes sendo 25 mil sendo de outras cidades, que frequentam uma rede de 77 estabelecimentos de ensino, entre os quais 4 de nível superior: a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Centro Universitário de Lavras(Unilavras), as Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais (FADMINAS) e a Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON).
Além das opções culturais oferecidas pelos museus, teatros e campi das universidades locais, a cidade conta com diversas atrações culturais, tais como:
- Parque Florestal Quedas do Rio Bonito: reserva florestal mantida pela Associação Abraham Kasinski. A área do parque compreende muitas atrações, como cachoeiras, trilhas para caminhada e arena, pedalinhos, piscinas naturais, restaurante, mirante, cachoeira, tirolesa, circuito de arvorismo e playground.
- Serra do Campestre (ou da Bocaina): ponto culminante do município, de onde se pode ter ampla visão da região. Dependendo da visibilidade é possível avistar a cidade de São Thomé das Letras, Luminárias, São Bento Abade, Ijaci e outras cidades vizinhas.
- Cachoeira dos Ipês É um dos principais atrativos turísticos de Lavras, possui uma exuberante queda e entorno e fica a apenas 13 km do centro da cidade.
- Recanto do Sagrado Coração de Jesus: casa de retiro e eventos da paróquia de Santana de Lavras.
- Feira de Artesanatos que ocorre aos domingos das 09h às 14h oferecendo uma grande variedade de artesanatos e uma farta gastronomia local.
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Lavras) – Construída entre 1751 e 1765 e conhecida como Matriz de Sant’Ana até 1917. Foi tombada pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico em 1948.
- Museus de História Natural e Bi Moreira, situados no Campus Histórico da UFLA (Universidade Federal de Lavras).
- Restaurante e Pesqueiro da Laje.
- Comunidade do Funil.
- Praça na Zona Norte com uma locomotiva antiga a vapor, chamada popularmente de “Maria-Fumaça” em memória aos antigos funcionários da (REDE ou RRFSA).
- Lago da usina Hidrelétrica do Funil
- Em fase de planejamento a cidade vai contar com o expresso vale verde que é um trem turístico a vapor que sairá da cidade de Perdões e irá até Carrancas passando por Lavras.
- LavrasFolia, que tem atraído mais de 25 mil pessoas de diversos estados brasileiros, sempre trazendo bandas e cantores famosos de axé.
- Lavras Rodeo Festival (Rodeio Universitário), que é uma das etapas para o Rodeio de Barretos, com montarias profissionais e shows com grandes cantores.
Fonte: Wikipedia
Serviços úteis de Lavras:
– Horários Terminal Rodoviário de Lavras
Envie sugestões e/ou novas informações através de nosso contato.